Tudo o que tens de saber sobre o COVID-19
- Bruna Sofia
- 11 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2020

Espero não vir muito tarde com esta informação, mas as ideias de conteúdos novos têm sido tantas nestes últimos dias, que dificilmente consigo por todas em prática em tempo recorde, mas mesmo assim não me tenho saído muito mal, espero eu. Por esse mesmo motivo hoje trago-vos alguma informação sobre o vírus que todos nós estamos a acompanhar… e informar nunca é demais.
O que é?
O covid-19 é um vírus que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, tendo já sido confirmado casos em quase todos os países.
Transmissão:
Essencialmente, a transmissão acontece através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca de um infetado ao tossir, espirrar ou falar.
Meios de contágios:
Os principais meios de contágio conhecidos até agora são: contacto próximo com infetados ou superfícies e objetos contaminados, daí as medidas preventivas serem o distanciamento social de aproximadamente 1 metro e a lavagem frequente das mãos.
Grupos de risco:
Como sabem todos nós estamos propícios a contrair o vírus, mas existe grupos de maior risco, são eles: pessoas + 65 anos, pessoas com hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes millitus, cancros em estado ativo, transplantados, doenças respiratórias crónicas e doenças autoimunes.
Medidas de prevenção:
As melhores medidas preventivas até agora conhecidas, são o distanciamento social declarado pelo estado (estado de emergência), a lavagem frequente das mãos e posteriormente a sua desinfeção e se tiver alguém na família com suspeitas de vírus, manter a mesma, o mais isolada possível até saber o resultado dos exames médicos.
Isolamento Social:
É um comportamento no qual o indivíduo deixa de participar voluntariamente em atividades de grupo como o trabalho e entretenimento, para evitar no caso de um vírus a propagação do mesmo. Por esse motivo neste momento é o que todos nós devemos de estar a fazer para o nosso bem e para o de todos os que nos rodeiam.
O que devo ou não fazer nesta altura:
Devo:
-Ficar em casa o máximo de tempo possível;
Não entrar em pânico;
Manter-me atualizado.
Não devo:
-Sair de casa, a menos que seja indispensável, como no caso de quem tem de continuar a trabalhar ou de comprar bens essenciais que faltem na nossa habitação;
Acreditar em fontes não fidedignas;
Visitar os familiares ( Especialmente na época da Páscoa);
Ir de férias.
Espero ter ajudado a manterem-se mais informados e não esquecendo que toda a informação que coloco aqui sobre esta temática, é com toda a ajuda de médicos/ bloguers experientes na área da medicina e, como é óbvio, da DGS.
Opmerkingen