TOP 5 DOS MEUS LIVROS FAVORITOS
- Bruna Sofia
- 3 de nov. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2020

Desde muito nova que tenho uma grande paixão por livros, pelo seu cheiro, pela sua textura, pelas histórias que guardam lá dentro, pela companhia nas horas mais silenciosas e pelo que os mesmos nos transmitem. Todos os fins-de-semana quando vou passear, percorro as livrarias dos centros comerciais e fico encantada coma quantidade enorme de histórias que existem espalhadas pelas suas prateleiras.
Ao longo dos tempos fui colecionando alguns que considero os meus favoritos e hoje quero partilhar os mesmos com vocês. Muitos deles são livros que vocês já devem de conhecer e se não conhecerem desafio-vos a lerem o que vos parecer melhor.
Lanço o desafio de escrever um post sobre o último livro que li e esse mesmo livro pode ser recomendado por vocês, por isso sintam-se à vontade para fazer sugestões e ajudem a fazer crescer a minha biblioteca cá de casa.
O meu top 5 é:
1º Se eu ficar: Sou completamente apaixonada pela escrita de Gayle Forman e foi muito difícil escolher só este livro dela para descrever pois são todos incríveis. Adoro a forma de como ela chega à população mais jovem, de como ela descreve as suas personagens e principalmente de como nos faz ficar vidrados e dentro da história. Li este livro pela primeira vez quando comecei o secundário, pois era o meu entretenimento nas horas de almoço vagas. O livro fala de uma rapariga adolescente que tem a decisão importante de seguir o seu sonho e dedicar-se à música ou permanecer junta da sua família, mas num passeio de carro com a família teve um acidente de viação que lhe rouba todas as escolhas. Ela irá observar todos os acontecimentos nas próximas horas, fora do seu corpo (como um espirito).
2º As Vozes de Chernobyl: Nunca tinha lido nenhum livro da autora Svetlana Alexijevich, que por sinal foi um dos melhores livros que li alguma vez na vida. Fez-me sentir sensações a ler como nunca tinha sentido, o que me deixou ainda mais fascinada. É um livro onde se conta tudo sobre o desastre nuclear de Chernobyl, mas em vez de ser uma história como tantas outras já existentes, são vários dialogos com diversas pessoas que viveram e teveram presentes naquele sitio na época de 1986 onde tudo se deu.
3º Cinquenta sombras de Grey: Apesar de ser uma história que muitos se dizem entender, pouco sabem sentir o que os livros de E L James transmitem. Esta saga é um tipo de livros que nos faz literalmente estar no corpo da personagem, é um livro que nos sabe pormenorizar cada detalhe do que se passa, sem errar um único momento. Li este livro numas férias de verão na terra dos meus avós. A história fala de uma jovem estudante e de um homem poderoso e rico. Ao longo da história ambos se sentem atraídos sexualmente um pelo outro e apesar da inexperiência dela, ele leva-a ao mundo do erótico e tem experiências nunca antes vistas.
4º Para a minha irmã: É um livro da autora Jody Picoult, onde mostra o amor e todo o sentimento entre irmãos e o sacrifício de uma jovem ao tentar ajudar a irmã a sobreviver. Li este livro quando estava nas férias de Natal se não me engano acerca de 2/3 anos. A história fala sobre uma irmã que foi concebida para salvar a sua irmã que se encontrava doente. No seu pouco tempo de vida, ela vai passar por diversas cirurgias na tentativa de curá-la e todas elas vão sair furadas. Mas no fim com o apoio da sua irmã doente, ela leva os seus pais a tribunal, pois quer ser emancipada de dar o seu corpo para fins da cura da sua irmã.
5º Os bebés de Aushwitz:
Este livro da autoria de Wendy Holden, faz-nos perceber a incrível história de três jovens mães, que lutaram com tudo o que tinham, para sobreviver aos tempos difíceis que se viveram em Aushwitz e trazerem aos seus queridos filhos ao mundo, da melhor forma que conseguiram. Este livro também nos faz ficar a conhecer um pouco da Era do Holocausto e tudo o que se passou no seu segmento. Destaca-se também a coragem destas mulheres e a bondade de desconhecidos que as ajudaram.

As minhas críticas individuais serão mais detalhadas, podem deixar as vossas sugestões.
Atenção que não sou nenhuma sabe tudo, nem tenho competências para fazer certas críticas a livros, mas sou uma pessoa que gosta de ler e de falar sobre as coisas que sentimos e vivemos ao lê-los (Não me levem demasiado a sério).
Comments