top of page

Book Review: As vozes de Chernobyl (Svetlana Alexievich)

  • Foto do escritor:  Bruna Sofia
    Bruna Sofia
  • 10 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐

9 de 10


No início do ano desafiei-me a mim própria a ler algo fora do meu campo de conforto, algo que me fizesse entender sobre acontecimentos históricos ocorridos em todo o mundo e na minha opinião comecei com um dos melhores livros dentro desse leque de opções. As Vozes de Chernobyl de Svetlana Alexievich foi o livro que eu escolhi para me dar o primeiro balanço neste novo gosto por literatura histórica e foi também o primeiro livro que me fez emocionar ao lê-lo e posso dizer-vos que aconteceu inúmeras vezes.


Este livro faz nos viajar literalmente até ao acontecimento da explosão nuclear de Chernobyl datado entre 25 e 26 de Abril de 1986, que fez milhares de mortos e que deixou outros com níveis de radiação excessivos que fez com que tivessem mutações nos próprios corpos.


" Eu tenho um príncipio: Cada humano tem de gritar a sua verdade."


Ele conta toda a história por detrás deste mesmo desastre e fala também no facto de as autoridades soviéticas terem escondido a gravidade dos acontecimentos a toda a população, enviando assim homens mal equipados e mal preparados para o centro do acontecimento, fazendo assim com que milhares de pessoas viessem a morrer devido aos elevados níveis de radiação que estavam sujeitos diariamente.


É um livro que tem o testemunho de vários sobreviventes e de familiares que viram os seus entes queridos morrerem mesmo à sua frente, sem terem meio de o controlar. Essas mesmas pessoas, além de darem o seu testemunho, contam também como foram realizadas as coisas para atenuar a situação e falam no caos que foi sentido por toda a população envolvente.



Para quem gosta de livros que retratem acontecimentos reais, este é mesmo o ideal, pois faz nos entrar com eles nos testemunhos e assim podemos entender o outro lado da moeda, pois nem tudo o que é transparecido cá por fora é a verdade na sua totalidade.


E depois deixa-nos também com o pensamento de que se talvez estes homens e mulheres tivessem sido avisados devidamente do que estavam a ser sujeitos e do que se estava realmente a passar, muitas vidas podiam ter sido salvas e podia não haver relatos de tantas mortes como houve.


" Quando ando pelas ruas e me surpreendo cm alguma palavra, frase ou exclamação, sempre penso quantos romances desaparecem sem deixar rasto do tempo."


No geral, recomendo vivamente este livro. Além de uma leitura explícita, também tem uma aproximação às pessoas que o leiam enorme e deixa-nos com muitos momentos de reflexão enquanto lemos.


Espero que tenham gostado desta review e aguardem muitas mais, porque além de eu ter um gosto enorme por leitura, também tenho um gosto ainda maior de escrever e de partilhar convosco, por isso sairão muitas mais daqui para a frente.

Comments


©2019 BlogMyVision/BrunaSofia

bottom of page