O que realmente é procrastinar?
- Bruna Sofia
- 18 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2020

Começo este texto com a pergunta: Sabes o que é procrastinar? Nos dias de hoje, existem palavras que deixaram de fazer parte do nosso dia-a-dia e esta é uma delas. A procrastinação é nada mais nada menos que o adiamento de uma ação, ou seja, é uma situação considerada normal, mas que para quem o faz resulta num culminar de stress e sensação de culpa, pois temos uma idealização do que queremos fazer no nosso dia, mas a preguiça ou até mesmo a falta de vontade, leva-nos a uma falta de produtividade enorme e desleixo.
Para combater a procrastinação nesta quarentena, decidi implementar algumas soluções que acho útil dar-vos a conhecer, uma vez que deu resultado comigo e de certeza que vai dar com vocês.
1 ) Não começar o dia a procrastinar
Muitos de nós (mesmo na quarentena) colocamos o despertador do telemóvel para acordar a uma certa hora e de manhã quando ele toca acabamos por adiá-lo e acordar tardíssimo, o que faz com que percamos mais de metade do nosso dia. Isso é começar logo errado o dia, devemos de arranjar métodos que nos façam acordar logo e começar bem o nosso dia (por exemplo: colocar o telemóvel mais distante ou colocar mais do que um despertador).
2 ) Criar listas com tarefas
Quando acordamos, não temos idealizado o que queremos fazer durante todo o dia e muitas das vezes deixamo-nos levar pela preguiça e ficamos pelo sofá ou pela cama o dia todo a ver séries. Mas temos de combater essa situação, por isso devemos de criar algumas listas com objetivos a cumprir no próprio dia ou no anterior, por ordem de importância, para que não se esqueçam de fazer nada e tornem o vosso dia mais produtivo.
3 ) Criar prazos limite
Uma agenda ocupada é sinónimo de atrasos e para deixarem de acontecer, devemos de estabelecer prazos limite para cumprirmos todas as entregas e tarefas a tempo e a horas, para tal, aconselho-vos a colocar um limite/ prazo para a realização das vossas tarefas, assim não se esquecem de nada e cumprem todos os prazos devidos.
4 ) Orgulho em vocês próprios
Todos os passos que damos na vida são importantes, mesmo que para nós sejam pequenos, já são considerados uma vitória, pois conseguimos fazer algo que queríamos e isso já é motivo de sentirem orgulho em vocês próprios. São passos como o levantar do sofá para fazer algo, ou deixar de dormir tantas horas para conseguir realizar algo, que fazem com que o orgulho por nós seja imenso, pois pensámos e fizemos e isso já ninguém nos tira.
5 ) Remover tudo o que seja distrações
Vocês sabem que no nosso dia-a-dia existem milhares de coisas que nos podem fazer distrair do nosso foco, para tal não acontecer devemos de evitar ter por perto tudo o que nos faz cair na tentação, como os telemóveis e televisões, pois são o nosso maior foco de atenção e enquanto os estamos a utilizar esquecemos que existe mais para além daqui. Coloquem o vosso telefone no silêncio ou no modo avião, para que os toques constantes não vos traiam e mantenham a televisão desligada, pois basta ouvirmos algo conhecido que o nosso foco dispara para lá.
Estas são algumas das minhas dicas para combaterem a procrastinação e para tornarem os vossos dias mais rentáveis e produtivos, uma vez que nos encontramos em confinamento e a preguiça tende a ganhar.
Comments