top of page

O Cosplay em Portugal

  • Foto do escritor:  Bruna Sofia
    Bruna Sofia
  • 26 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 15 de set. de 2020



O Cosplay para quem não conhece é considerado um hobby para uns e para outros um trabalho, onde os participantes vestem-se de personagens relacionadas com a cultura japonesa, como personagens de jogos, animes e mangás, porém também pode englobar outros tipos de caracterização, como personagens de filmes e série de todos os tipos.


Normalmente os cosplayers (costume players), nome dado a pessoas que fazem cosplay, representam as respetivas personagens das séries, filmes, jogos ou animes a que a mesma pertence, tentando ser o máximo parecidas com as mesmas, tanto a nível de aparência, como de personalidade.


O cosplay é baseado na ideia do DIY- Do it Yourself, ou seja os participantes produzem os seus próprios fatos, assim como todos os equipamentos e acessórios que poderão necessitar para a caracterização das mesmas e assim ficam a conhecer cada detalhe mesmo que seja o mais pequeno de todo o fato da sua personagem, o que faz com que vivam o momento mais intensamente, mas também existe pessoas que compram os seus fatos já feitos, o que poupa um pouco nas despesas e no trabalho com o mesmo.




Para se conseguir fazer um bom fato, são precisos alguns passos importante de inicio, ou seja, escolher uma personagem favorita ede que gostem imenso, ter atenção aos detalhes sem abrir mão da sua funcionalidade, escolher ou ser uma costureira paciente e principalmente comece com calma, porque se não vai ficar com tudo atrapalhado, não vai ter o seu cosplay preparado para um próximo evento e vai ficar a faltar muitos detalhes.. Estas são algumas dicas úteis que vos vão fazer falta na realização de um cosplay. Nota importante: O teu fato não precisa de ficar perfeito, não precisa de ter todo o tipo de pormenores, nem precisa de ficar caro, com o tempo tudo se consegue e até eu própria ainda hoje passado quatro anos de ter entrado neste mundo tenho falhas e muitas das vezes o meu cosplay não me corre bem, mas o mais importante mesmo é não perder o animo e o gosto pelo cosplay.


Para demonstrar os fatos elaborados por vocês mesmos, foram criados alguns eventos por todo o mundo onde se dão a conhecer, onde podem ser fotografados e até podem participar em concursos e receber prémios, por todo o esforço e dedicação que se comprometem nos fatos. Em Portugal, os mais conhecidos são: Iberanime de Lisboa e Porto, Lisboa Games Week, Cosplay Art Festival no Barreiro e a Festa do Japão.




Em Portugal existe também uma Associação de Cosplay, que tem como presidente Leonor Gracias, uma cosplayer influente a nível mundial e nacional, ela também escreveu um livro “Manual de Cosplay”, onde a mesma explica tudo e mais alguma coisa sobre o cosplay e as suas experiências pessoais. A mesma é uma associação é cultural e sem fins lucrativos e tem como objetivo a promoção e a dinamização do cosplay em território Nacional.


Muitos são os cosplayers conhecidos que têm feito grandes progressos nesta cultura e têm também tornado esta cultura mais conhecida. Passo a citar o nome de alguns deles, sendo que alguns só têm nome artístico: Leonor Gracias, Alexandra Rolo, Inês Cotrim, Ana Cansini, Miacka cosplay, Angelica Elfic.


Se quiserem saber mais sobre a temática do cosplay sempre podes passar pela página de Cosplay de Portugal e veres todo o conteúdo importante que por lá se encontra e quem sabe venhas a fazer parte deste grupo maravilhoso, o mundo dos cosplayers portugueses.


Espero que tenham gostado deste esclarecimento e que vos tenha dado a conhecer um pouco mais sobre a cultura japonesa e o cosplay.

Comments


©2019 BlogMyVision/BrunaSofia

bottom of page