Imunidade de Grupo: O que é e como se consegue?
- Bruna Sofia
- 18 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2020

Nestes últimos dias a expressão “imunidade de grupo” tem ganho muita relevância, visto que tudo à nossa volta gira em torno do COVID-19. A imunidade é uma palavra que soa bem, mesmo que não saibamos dizer o que é ou o que é preciso para a obter.
Sendo a imunidade de grupo um fator importante para tentar travar o vírus, fiz um esforço para perceber de que forma esta pode ajudar a combater o Coronavírus e vou esclarecer-vos da melhor maneira o que realmente isto é.
O que é imunidade de grupo?
A imunidade de grupo, como o nome indica, é como se fosse uma espécie de defesa coletiva contra a infeção, ou seja, uma vez que a mesma é assegurada por uma propagação de indivíduos vacinados e/ou imune o suficiente para estar em contacto com a doença infeciosa e faz com que esta não seja capaz de se propagar de forma sustentada na nossa comunidade.
Qual a sua importância?
É muito importante, principalmente para proteger as pessoas mais vulneráveis, pois o facto de maior parte das pessoas ser vacinado contra esta patologia, faz com que isso seja possível e assim conseguimos salvar mais pessoas.
Esta imunidade só se consegue se estivermos expostos ao vírus?
Esta é talvez a questão que mais tem baralhado toda a comunidade: se a imunidade só se consegue atrás da exposição ao vírus, porquê que estivemos em isolamento social este tempo todo? A resposta a isso é simples: para não gerar pânico e para evitar o caos. E assim o isolamento também tem permitido aos profissionais de saúde e investigadores terem mais tempo para perceberem melhor este vírus desconhecido e evitar que as unidades de saúde sejam subcarregadas.
Esta medida substitui a vacina?
Neste momento todos os focos estão centrados na criação da vacina, sendo que esta tarda em chegar, a imunidade de grupo será a melhor solução encontrada até ao momento. Pelo que a resposta é que ambas se complementam uma à outra.
Se as pessoas se descuidarem com as medidas de higienização, a imunidade perdesse?
A nossa vida aos poucos está a voltar à normalidade apesar de todo o medo e insegurança, mas não nos podemos esquecer que as medidas de higienização e de segurança têm de permanecer, porque sem elas existe um maior risco de a imunidade de grupo não funcionar e assim existirem mais mortes do que o que está previsto. Não podemos ver a imunidade de grupo como uma salvação, mas sim como uma medida preventiva.
Espero que tenha de alguma forma esclarecido as vossas dúvidas em relação a este assunto e assim poder-vos tranquilizar um pouco mais. Não se esqueçam que o esforço tem de partir de todos nós, pelo que o cuidado tem de continuar a ser redobrado e devemos de cumprir na mesma as normas da DGS.
Comments