Filme: Joker (2019)
- Bruna Sofia
- 7 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

Que experiência de cinema!! Seria errado começar um texto sobre esta obra de arte de uma maneira menos enfática do que esta por tudo aquilo que foi o filme em si e o que nos fez sentir. Joker é um filme de suspense psicológico, dirigido por Todd Phillips, que se baseia na personagem de mesmo nome da DC Comics, com Joaquin Phoenix no papel de Joker e atores como Robert De Niro, Zazie Beetz, Frances Conroy, Brett Cullen, Brian Tyree Henry, entre outros, em papéis secundários.
A longa metragem situa-se em 1981, em Gotham City, e segue a vida de Arthur Fleck, um comediante de stand-up fracassado que é levado à loucura e se envolve em uma vida de crime e caos. Arthur é um homem que sofre de um problema neurológico que faz com que ele se ria em momentos inapropriados e, por isso, visita regularmente um serviço de assistência social para adquirir remédios. Ele trabalha como um palhaço prestando serviços para terceiros, enquanto mora com a sua mãe, Penny, em Gotham City. Arthur interage com poucas pessoas até conhecer Sophie, uma mãe solteira que vive no mesmo prédio que ele, a quem convida para conhecer o seu outro trabalho como comediante de stand-up comedy e, a partir deste momento, irá se desenrolar os acontecimentos enigmáticos do filme.
Eu sei o que muitos de vocês podem estar a pensar acerca deste filme... mais um filme do Joker? Quando é que vão parar? E eu respondo-vos desta maneira... é uma obra de arte que não tem comparação a muitas outras. A DC Comics foi a própria a dizer que esta longa metragem seria totalmente diferente das suas antecessoras, seria filme para Óscares, e realmente funcionou. Não se pode comparar a qualquer outro Joker mas para mim, está ao nível do filme em que Heath Ledger interpreta a personagem.

Alguns dos pontos altos que gostaria de realçar do filme em si passam pela banda sonora, que realmente causou aquele arrepio nas costas ao assistir a certas cenas; o cenário em si foi muito bem escolhido, uma cidade de Gotham City que faz lembrar a cidade de Brooklyn em Nova Iorque (introduzindo até a escadaria famosa em Bronx com vários lances de escada); e, finalmente, a escolha dos atores, Robert de Niro como sempre muito bem, neste caso, no papel de apresentador de um talk show mas, principalmente, Joaquin Phoenix, que, para além de já merecer um papel de extrema importância como este, elevou o nível da personagem para um patamar completamente diferente do que já tinha.
Concluindo, gostaria de aconselhar a todos, não só quem conhece a personagem, a verem este filme seja no cinema ou mais tarde em casa deixando desde já o aviso, não é um típico filme de super-heróis e super-vilões a que estão habituados... é uma crítica à sociedade que nos rodeia e que em certas alturas da nossa vida pode nos deixar loucos.
A esta obra de arte magnífica dou uma nota de 10/10... Simplesmente incrível ;)
Comments