Dia Mundial da Cruz Vermelha
- Bruna Sofia
- 8 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2020

A Cruz Vermelha hoje celebra o seu dia mundial e como tal, decidi falar um pouco sobre estes homens e mulheres que, tal como os bombeiros, travam batalhas todos os dias, para que a nossa população e as adjacentes estejam sempre protegidas. No meu ver acho que não faria sentido escrever um texto sobre os Bombeiros e deixar a Cruz Vermelha de fora, até porque também são imensamente importantes para a nossa sociedade e desempenham um papel fundamental.
Então para começar a explicar, a Cruz Vermelha portuguesa é uma instituição humanitária de utilidade pública destinada a defender a paz, a garantir o respeito pela dignidade das pessoas, a menorizar os efeitos colaterais da guerra e sobretudo a promover a vida, a saúde e o bem-estar.
Esta instituição tem como principais objetivos: Tratar e cuidar dos feridos ocorridos durante as guerras; auxiliar as pessoas com deficiências; visitar os presos das províncias dos países mais atingidos pela guerra; socorrer e proteger as pessoas em casos de perigo, como os naufrágios, os terramotos, inundações e ciclones; ajudar os que sofrem de pobreza; promover a paz e instaurar os direitos humanos nas comunidades mais pequenas; montar postos de saúde e hospitais de campanhas nas catástrofes e em ambiente de extrema calamidade.
A mesma tem alguns princípios bastante importantes de se saber, por esse mesmo motivo vou passar a explicar cada um deles. Eles socorrem e protegem a humanidade tentando que haja compreensão, respeito e paz entre todos os povos. Eles são independentes de todos os países, de todos os partidos políticos, das religiões ou etnias diferentes. Prestam socorro, voluntariamente, a quem precisa sem receberem nada em troca. Em cada país só pode existir uma única sociedade da Cruz Vermelha (uma única unidade). E por último a Universalidade, sendo a Cruz Vermelha uma instituição que se encontra espalhada por todo o mundo, sem nenhuma exceção.
Hoje em dia a Cruz Vermelha é um movimento mundial, onde pertencem milhões de pessoas de todas as raças, etnias, religiões e principalmente condições sociais. Todas estas pessoas lutam por um objetivo comum: O bem-estar da humanidade.
Se já há algum tempo, desejas ser voluntário da Cruz Vermelha Portuguesa e não sabias como ou ainda não tinhas tomado aquele impulso de coragem, agora é o momento certo. Poderás fazê-lo ao dirigires-te à delegação da instituição mais próxima, apresentar-te como candidato e solicitar uma entrevista. Como podes observar neste texto, é fácil e prático, não tem nada que enganar.
Podes também ajudar, fazendo um donativo, porque o teu apoio pode significar muito para diversas pessoas e a ajuda é sempre bem-vinda. Podes ir ao site e tem lá as formas como podes doar. Todos os donativos são importantes, por mais pequenos que sejam o que conta é a intenção de ajudar e de fazer a diferença.
Espero que tenham gostado deste texto e que tenham apreciado lê-lo. Hoje em dia não se abordam muito estas temáticas, pelo que eu fico sempre com a ideia que o devo fazer, uma vez que vos estou a informar sobre o tema e formas como os podemos ajudar e quem sabe fazerem-se voluntários.
コメント