top of page

Desastre Nuclear de Chernobyl

  • Foto do escritor:  Bruna Sofia
    Bruna Sofia
  • 26 de abr. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de set. de 2020



Hoje para simbolizar o dia Internacional da Lembrança do Desastre Nuclear de Chernobyl, escrevi um texto onde falo de tudo o que está relacionado com o mesmo e relembramos a importância de não esquecer todos estes marcos importantes para o mundo.

O desastre de Chernobyl foi um acidente nuclear catastrófico que ocorreu entre 25 e 26 de Abril de 1986 num reator nuclear, perto da cidade de Pripyat, norte da Ucrânia Soviética. O acidente ocorreu durante um teste de segurança no início da madrugada quando se simulava uma falha de energia na estação. Uma combinação de falhas no sistema do reator levou a uma explosão nuclear que espalhou diversas partículas do incêndio pela atmosfera o que levou a um número indeterminado de mortos e muitos feridos, pois a explosão além de partículas soltou uma enorme quantidade letal de radiação ativa, o que levou a que muitas das pessoas morresse de SAR (Síndrome Agudo de Radiação).

As pessoas que se viram mais afetadas por esta camada gigantesca de radiação, foram todos os operários que se encontravam no local da explosão, todos os bombeiros que se deslocaram ao local para apagar o incêndio, a população mais próxima do reator e das cidades adjacentes.

A catástrofe de Chernobyl é considerada o acidente nuclear mais desastroso de toda a história, tanto em termos de custos como de baixas populacionais. É um dos únicos acidentes nucleares que foi classificado como um evento de nível 7 (Classificação Máxima). Mais de metade destas pessoas morreu derivado ao aviso tardio de evacuação, o que levou a que muitas das pessoas morressem sem se aperceberem do que realmente se estava a passar.

A partir do momento em que se deu a evacuação total de Chernobyl, a mesma ficou a ser conhecida como a cidade fantasma e só passados mais de 30 anos é que foi possível acolher turistas, sendo que os mesmos têm de ir em excursões designadas para tal e devidamente protegidos e equipados.

Espero que tenham gostado e tal como no texto sobre o 25 de Abril de 1974, podem sempre acrescentar algo que queiram sobre o acontecimento, recorrendo à caixa de comentários do blog.

Comments


©2019 BlogMyVision/BrunaSofia

bottom of page