Algumas coisas que deves de ter em conta ao teres um gato
- Bruna Sofia
- 12 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2020

Bem como já devem de saber, há cerca de 5 anos adotei uma gata de rua, que se encontrava à porta de casa da minha mãe. Ela era muito meiga e dada com crianças mesmo não tendo sido criada em casa e por isso a adaptação dela para connosco foi muito mais fácil, mas para a termos em casa tivemos de adaptar coisas na nossa rotina e na nossa casa, para que se torna-se também na sua casa e é disso mesmo que vos vou falar hoje.
Deixo-te agora algumas coisas que deves de ter em atenção quando pensares em ter um gato ou talvez até um outro animal, pois para mim estes temas foram muito importantes para aprender a cuidar e dar tudo o que ela precisa.
Alimentação
Ao início dei-lhe uma ração de super mercado super normal (E-continente) e ela habituou-se muito bem a ela, mas mais tarde tive de a mudar porque ela foi castrada e como eles têm de ingerir poucas calorias para não ganharem peso, optei por lhe dar uma para gatos esterilizados (Continente- Gatos Esterilizados). Agora atualmente tive de mudar essa por uma da Friskies na mesma para gatos esterilizados, porque ela fez uma reação à que lhes estávamos a dar e isso fazia com que ela vomitasse sempre que acabava de comer ou quase sempre.
Higiene
No caso dos gatos esta tarefa é um pouco mais simplificada do que nos cães, mas isso não a torna mais fácil. Os gatos têm de ser ensinados a ir à caixa desde muito novos e a mesma tem de ser limpa todos os dias para que o animal possa fazer as suas necessidades em espaço limpo. A sua limpeza total eu aconselho a fazer semanalmente, pois poupa-se na areia e a mesma não fica de difícil utilização para os gatos. Mas não se esqueçam que a caixa tem de ser mesmo limpa, pois se não estiver o animal faz as necessidades todas fora da caixa.
Conforto
Os animais têm de se sentir confortáveis na sua própria casa, por isso no caso dos gatos, devemos de lhes arranjar os chamados "cantos favoritos". No caso da minha kikas, ela adora estar à janela ao sol e a ver as pessoas a passar por isso, arranjei-lhe um poleiro para colocar na janela de forma a que ela possa estar deitada, depois tem também duas camas em duas repartições da casa e tem diversos arranhadores e brinquedos para que ela possa gastar energia durante o dia.
Companhia
Estes animais fazem uma companhia excecional, pois querem sempre carinho e atenção, andam sempre de volta das nossas pernas e a melhor forma de eles demonstrarem que estão a gostar é fazerem toques leves com as patas nas nossas pernas ou barriga. Eles também são animais que adoram estar no seu cantinho, mas se falarmos com eles, eles sabem que estamos ali ao pé deles. No meu caso, nunca fiquei sem a Kikas ao pé de mim, mais do que dois dias, mas só esses dois dias já me fazem sentir uma falta enorme dela.
Responsabilidade
Sei que isto é um assunto importante por isso, para quem quer ou tem um animal de estimação, tem de ter a noção que tem uma grande responsabilidade em mãos, pois temos de adaptar as nossas rotinas a eles e temos de ter em conta todas as necessidades que eles têm e precisam, porque não podemos pensar só no que é bonito e no luxo, temos de entender que ter um animal de estimação trás muitos encargos e trabalhos e despesas, por isso se não têm noção disto, não adotem o animal, pois só lhe vão trazer sofrimento e não é isso que queremos para os nossos animais.

Por fim, queria dizer para não se esqueceram principalmente da grande responsabilidade que um animal de estimação acresce, gosto sempre de frisar este tema, porque todos os dias vemos diversos casos de maus tratos animais e tal coisa nunca deveria de existir.
Deixem também nos comentários histórias dos vossos animais de estimação e coisas que vocês achem úteis de referir no texto, para que mais pessoas fiquem informadas sobre estes assuntos e talvez para ajudar-mos quem está a dar um novo rumo à vida do seu animal.
E para quem leu até ao final,
Um beijo.
留言