top of page

A persistência da Violência Doméstica

  • Foto do escritor:  Bruna Sofia
    Bruna Sofia
  • 7 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de set. de 2020



A violência doméstica é um padrão de comportamento que envolve violência ou outro tipo de abuso por parte de uma pessoa contra outra num contexto doméstico, como no caso de um casamento, de um namoro ou de uma união de facto. A mesma pode ser física, sexual, psicológica e até mesmo económica.

Para terem uma pequena noção só este ano a violência doméstica já matou 13 pessoas, sendo as mesmas 11 mulheres, 1 criança e 1 homem. Muitos destes crimes foram cometidos sem que ninguém desse por nada ou sem que ninguém o previsse. As pessoas que estavam ao redor de todos estes casos indicam as pessoas como pessoas sociáveis e normais, tais como tantas outras e isso é o que ainda as deixa mais indignadas, pois só se apercebem das tremendas violências quando acontece um desastre como a morte. Noutros casos, ouve várias denúncias por parte das vítimas ou até mesmo dos familiares e nada foi feito por parte da nossa justiça, muitos destes casos já estavam na polícia e não houve nada que eles fizessem para que as mesmas não caíssem nas mãos destes criminosos.

Para ajudar estas vítimas existem ainda algumas associações, tais como: a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vitima), a Linha Nacional de Emergência Social, AMCV (Associação Mulheres Contra a Violência, entre outras.

A denúncia destas situações de violência pode partir de nós, pois se assistimos ou vemos uma situação destas não devemos de olhar para o lado e fingir que não vimos nada, pois a vítima pode não conseguir denunciar as agressões, mas a nossa denúncia pode fazer a diferença de essa mesma pessoa não ser mais vítima deste crime e podemos mesmo salvar uma pessoa através de um telefonema, basta queremos.

Comments


©2019 BlogMyVision/BrunaSofia

bottom of page