Quando a dedicação e o esforço dão os seus frutos
- Bruna Sofia
- 29 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

Quando tinha apenas 10 anos segui o sonho de começar a praticar kickboxing, apesar de ser uma rapariga super calma e de não gostar de confusões, ver lutas sempre me fascinou imenso e acabei por tomar a iniciativa de começar a praticar algo do gênero. Nunca foi algo que a minha família aplica-se muito, diziam que era um desporto para rapazes e que não iria conseguir ter muito sucesso, mas mesmo assim fui, até porque eu não sou eu se não fizer coisas que os rapazes gostam.
Durante quase 6 anos mantive-me numa equipa que me acolheu como família, íamos para todo o lado juntos, íamos a competições, jantares e saídas de grupo e apesar de ser a única rapariga na equipa sempre me senti super bem recebida. Com o passar do tempo as coisas foram-se desvanecendo. Como não podia ir a competição, acabava por não ter a mesma atenção por parte do mestre como todos os outros tinham é isso fez com que me desmotiva-se cada vez mais e fui perdendo um pouco o interesse. Sai dessa equipa ao final de 6 anos com uma lesão permanente que me deixou limitada durante 3 anos e posso dizer que se 3 ou 4 pessoas da equipa de preocuparam comigo foi muito.
Quando pensei que já não voltaria a treinar, quando já tinha desistido da ideia de poder voltar a competir, fizeram-me a proposta de recomeçar noutra equipa, com outras pessoas que não conhecia de lado nenhum e com um mestre que me acolhe como sua filha. Não podia estar mais orgulhosa na forma como sou tratada e na forma como fui acolhida nesta nova família. O treino é dado a todos de igual forma e não existem distinções entre atletas de competição e de manutenção.
Apesar de ninguém acreditar que seria capaz de alcançar diversos objetivos nesta modalidade e de nunca terem investido em mim enquanto atleta, posso dizer hoje com toda a certeza que eu estou cá para mostrar precisamente o contrário.
Ao fim de 10 anos consegui fazer graduação de cinto e vou finalmente entrar em competição apesar das minhas limitações e sabem porque ? Porque tenho quem acredite em mim, no meu esforço e na minha dedicação e nunca me deixaram desistir. Hoje posso dizer que me sinto realizada a nível desportivo e só tenho a agradecer às pessoas que neste momento se encontram ao meu redor.
Quando vos disserem que vocês não são capazes e fizerem força para desistirem, nunca permitam que o façam, pois somos mais fortes do que pensamos e tal como disse anteriormente com esforço e dedicação tudo se consegue, basta querermos.
Comments