Não sou mulher de...
- Bruna Sofia
- 1 de jul. de 2021
- 3 min de leitura

Uma coisa que sempre achei errado, foi o facto de se ter construído um estereótipo à volta da mulher e do sexo feminino. As mulheres são vistas aos olhos de muitas pessoas como a faz tudo de casa, quem lava a roupa e arruma, aquela que cozinha para toda a gente, quem limpa tudo o que os outros sujam, que fica em casa a cuidar dos filhos, quem não sai para se divertir um pouco com as amigas mas sim para ir às compras para casa e só na companhia da pessoa que têm ao seu lado.
Acho que em pleno século XXI este tipo de estereótipo de "mulher da casa" não devia de existir. A mulher é aquilo que quiser e bem lhe apetecer e nada nem ninguém a pode julgar por isso. A mulher não deve de ser mais ou menos respeitada por não fazer o que as pessoas estão à espera, ela tem sim de ser respeitada por se conseguir aguentar estar inserida nesta sociedade de treta que acha que as mulheres são feitas para cuidar dos homens e dos filhos e que não podem ter uma vida própria, mas estão enganados.
Não temos de ser aquelas mulheres que deixam de trabalhar para estar em casa a cuidar dos filhos e dos caprichos dos homens. Não temos de ser aquelas mulheres que acatam tudo o que os maridos lhes dizem para fazer. Não temos de ser aquelas mulheres que ficam fechadas em casa a semana inteira e que só saem para ir às compras e levar os miúdos à escola. Não temos de ser aquelas mulheres que estão sempre disponíveis para os maridos e para a família. Não temos de ser aquelas mulheres que têm receio de vestir uma peça de roupa mais ousada com receio do que as outras pessoas vão pensar. Não temos de ser aquelas mulheres que têm de estar casadas, com 3 ou 4 filhos e uma grande casa aos 30 anos. Não temos de ser uma pessoa que não queremos ser, só com medo ou receio da opinião de pessoas alheias.
Eu por exemplo, não sigo nenhuma destes estereótipos que a sociedade nos incute desde muito jovens e fico muito agradecida por a minha mãe não me ter criado dentro destes parâmetros que a sociedade nos obriga a seguir. Tenho 21 anos, não tenho namorado e não tenciono ter tão cedo. Gosto de sair à noite para me divertir com amigos e de beber as minhas cervejinhas com eles. Gosto de me levantar todos os dias e ir para o trabalho sem estar preocupada com as horas que chego a casa. Gosto de chegar a casa depois de um dia cansativo e de abrir a minha garrafa de vinho e ver a minha série no sofá. Gosto de ir ao ginásio e de praticar Kickboxing. Gosto de não fazer jantar e mandar vir pizzas quando me dá na telha. Gosto de passar o fim de semana fora de casa e de só voltar quando bem me apetecer. Gosto de ver futebol e de comer tremoços. Adoro ver UFC e faço serões disso à noite. Adoro andar de mota sem destino ou hora para chegar. Não sou formada em nada em especifico, mas ainda deixo isso em aberto. Gosto de ver filmes da MARVEL e da DC, de terror também não me importo nada. Gosto de ir jantar fora aos sítios mais improváveis e amo sushi e quem me faça companhia para ir comer. Adoro fazer coisas de bricolage em casa e gosto de ter tudo organizado à minha maneira. Sei cozinhar super bem (pelo menos quem come a minha comida lambesse toda), mas detesto cozinhar só para mim. Adoro vestir roupas curtas e transparentes e não me importo de todo com a opinião de ninguém até porque não são essas pessoas que me compram a minha roupa.
podem perceber, gosto de tudo o que uma mulher dita "normal" não gosta ou não deve de fazer e sabem uma coisa? Sou tão feliz a fazer as coisas deste meu jeito. Não trocaria a minha vida por nada, porque não sigo padrões, estereótipos ou que lhe quiserem chamar. Sou eu mesma, sem tabus e lá esta, quem gostar gosta, quem não gostar também não faço questão que permaneça na minha vida é muito simples. Acho que nos devemos de aceitar como somos e com os gostos que queremos. Portanto deixem-se dessa mania que a mulher tem de ser perfeita da forma como vocês querem, porque a mulher tem de ser perfeita do jeito que ela quer e nada mais importa.
Comments