Assédio ? O que é isso?
- Bruna Sofia
- 13 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

Para quem não sabe o assédio é um comportamento indesejado de carácter sexual sob forma verbal, não verbal ou até física, com o efeito de perturbar ou constranger alguém, deixando assim a pessoa desconfortável. E sim nós dias que se decorre isto é o que se vê mais onde quer que vamos.
Nós mulheres somos um alvo forte a abater no que toca ao assédio. Todos os dias nos deparamos com raparigas que sofrem com insultos, com comentários abusivos, com tentativas de aproximação de terceiros e tudo contra a sua vontade. É claro que muitos vão dizer que a culpa é nossa. Pela forma como nos vestimos, pela forma como falamos e lidamos com as pessoas, pela forma como abordamos as pessoas na rua, mas isso é totalmente errado. Somos tão iguais quanto os homens e devemos de ter os mesmos direitos que eles.
Não é porque andamos com uns calções mais curtos na rua que temos de receber piropos indesejados. Não é por nos sentarmos no autocarro ao lado de um homem que nos podem colocar a mão na perna. Não é por convivemos mais com pessoas do sexo masculino que temos de ser alvo de críticas. Cada um é livre de fazer o que quiser e bem lhe apetecer, todos temos os direitos iguais e pagamos os mesmos impostos, não existe um único motivo plausível que justifique o facto de sermos sempre criticadas e de estarmos constantemente a receber piropos de carácter sexual.
Deixem de tornar isto uma coisa normal de acontecer, porque não é normal e nem devia de ser normalizado. Isto é um crime de ofensas à integridade, não é brincadeira nenhuma.
Percebam de uma vez por todas que não é engraçado dizerem que somos gostosas, que nos querem "comer", que faziam e aconteciam connosco. Que nos mandem há cara que não podemos andar de certa maneira vestidas. Percebam de uma vez por todas que nós somos todos iguais e que nem sequer deviam de surgir estás ditas "diferenças". Percebam que quando dizemos que não é mesmo não e que não devemos de brincar com uma situação como esta.
Com isto concluo com um pedido. Respeitem-se e dêem-se ao respeito, não existe nada mais "sagrado" do que isso. E quando vos disserem que não querem algo ou que não estão a gostar de algo, não insistam.
Comentarios